Oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil capacita profissionais da Saúde

A Oficina foi ministrada pela nutricionista Giesia e pela coordenadora da Atenção Básica Kléssia. Ao fim todos os participantes foram certificados.

Durante esta quarta-feira (13) a Secretaria Municipal de Saúde de Junco do Maranhão mobilizou seus esforços na capacitação dos profissionais que atuam diretamente no âmbito da saúde municipal. A oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que visa esclarecimentos e fortalecimento do aleitamento materno para crianças até os 06 meses de idade e a alimentação complementar saudável para crianças menores de 2 anos, afinou detalhes cruciais para melhorias nas Unidades Básicas de Saúde.

Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem e outros profissionais dialogaram sobre pontos importantes para que as UBS sejam certificadas dentro dessa relevante Estratégia Nacional. O secretário de Saúde, Ayrton Abas, e adjunta, Alyne Abas, também participaram do momento e pontuaram sobre a necessidade de se investir e capacitar os profissionais.

O município, nos últimos meses, foi um dos que mais realizou atividades no sentido de ampliar os conhecimentos dos profissionais. Oficinas e minicursos são ferramentas bastante utilizadas pela administração da SEMUS.

Entenda um pouco mais

A "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)", lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).